quarta-feira, setembro 27, 2006

POLÊMICA: Bruno Ribeiro responde ao Pauta que pariu

Oi Victor,
Só hoje fui ver que você respondeu ao meu comentário. Bom, em nenhum momento disse que as ações do PCC eram justas, eu disse que eram compreensíveis. Disse também que algumas de suas reivindicações expostas no vídeo eram justas sim, porque não falavam em previlégios, mas em cumprimento da lei. Aponte-me o trecho do video em que o PCC exige qualquer tipo de privilégio e eu serei o primeiro a reconhecer que errei na minha crítica. Discordo de você que vivemos "olho por olho, dente por dente". Se você pensa assim, me desculpe, mas não difere em nada de um bandido que não pensa duas vezes em matar uma pessoa. Quando falo em direitos humanos não estou falando em passar a mão na cabeça de preso e tratá-lo como coitadinho.
Quem diz isso não entende nada de Direitos Humanos. Estes direitos são universais e servem também pra você. Se amanhã você for preso por qualquer motivo (não duvide, isso pode acontecer um dia, uma briga de trânsito por ex.) são os Direitos Humanos que irão evitar que vc seja torturado ou morto na cela. Nem sempre é possível evitar, mas o fato de existirem direitos faz com que vc tenha a sua integridade física respeitada.Sim, presos tem de ser punidos. Mas não com a tortura. Se vc ainda acha que presos tem de sofrer torturas físicas e psicológicas na prisão, volto a repetir: você também é tão cruel quanto eles.
A função da cadeia, pelo menos na teoria, é RECUPERAR O PRESO PARA A SOCIEDADE e não transformá-lo em um assassino com sede de vingança. As prisões de São Paulo não regeneram, apenas pioram. Como é que vc quer paz? Qual é a paz que vc quer para sua familia? Será que a familia desses presos também não querem paz?Isso tudo é para mostrar que precisamos de uma reflexão nesse momento. Não é o caso de sair por aí dividindo o mundo em "mocinhos" e "bandidos". Ninguém é totalmente ruim, nem totalmente bom. Eu sou capaz de matar. Você é capaz de roubar.
A gente nunca sabe o que pode acontecer com a nossa vida. É um erro se colocar acima de quem está na cadeia, até porque a maioria levava uma vida fodida fora dela. É muito mais fácil ser "homem de bem" quando se nasce numa boa familia, numa boa casa, quando se pode estudar, comer bem todos os dias, educar os filhos, ter um emprego. Ou seja, o crime não surge do nada, não brota só de mentes insanas, mas tem uma causa, uma raiz - e essa raiz é social, tem origem na pobreza e a pobreza também não é natural. A pobreza é resultado da má divisão de renda e do acúmulo de riqueza de umas poucas familias no Brasil. Quando tivermos um país mais justo e com oportunidades iguais para todos, pode ter certeza que o crime irá diminuir consideravelmente.

Um comentário:

L.Paiva disse...

Realmente a desigualdade social é um fator (se não o principal) causador da violência e insegurança em que vivemos hoje. É também uma industria de votos, pois em nenhuma eleição esse tema é deixadode lado e as propostas e promessas sempre se repetem. Até quando isso vai? Não sei. Mas quando essas propostas e promessas serão cumpridas é que é a questã principal.

Colaboradores