quinta-feira, julho 13, 2006

Governo federal dá aumetno a ASPONES equivalente ao dos últimos 10 anos


Texto e ilustração de Victor Martins

O Brasil irá gastar R$64 bilhões em 2007 com a folha de pagamento do funcionalismo público, que é burocrático e pouco produtivo. Para quem conhece como funcionam órgãos públicos deve saber da demora, falta de vontade e competência de alguns funcionários públicos. Essas qualidades do funcionalismo público deu há alguns funcionários o título de ASPONE – Auxiliar de Porra Nenhuma.

Juridicamente, o que apóia a função de ASPONE é a Lei nº 8.112/90, a lei trabalhista dos funcionários públicos. Quem trabalha em empresa privada segue a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e não tem as vantagens que o funcionário público tem. Todos querem ser funcionários públicos porque é um emprego estável, a Lei 8.112 é que dá essa estabilidade. Para um funcionário público ser demitido, ele tem que cometer um crime grave. Pode ser incompetente, mas só é demitido se cometer um crime. Por isso existe tanto ASPONE no serviço público.

Mesmo com um funcionalismo burocrático, lerdo e pouco produtivo, o governo federal, somente em 2006, deu aumento de 11% ao Executivo. Valor pouco menor que o dado nos últimos 10 anos, valor de 12%. Em 2007, se o próximo governo não der aumento nenhum, a folha de pagamento subirá para 16%, iremos pagar R$ 64,8 bilhões para os ASPONES. A Lei nº 8.112/90 estagna parte do país.

Um comentário:

Marjorie Chaves disse...

Putz, esse é o futuro que mamãe e papai sempre quiseram: filha, vai fazer um concurso público vai, o governo é uma mãe!

Mas a gente nunca ouve conselho dos pais né?

Colaboradores