terça-feira, agosto 01, 2006

A mentira do voto nulo

Texto e ilustração de Victor Martins
Na época do escândalo do Mensalão começaram algumas campanhas pelo voto nulo. Desde então circulam pelo orkut e nas correntes de e-mail que se houverem mais de 50% de votos nulos as eleições seriam anuladas, os candidatos teriam de ser trocados por outros e novas eleições seriam convocadas. Mentira! Segundo a comentarista de política da rádio CBN não seriam convocadas novas eleições: “O voto nulo não vai para lugar nenhum. Os votos válidos excluem nulos e brancos. Portanto, 50% mais 1 de nulos não anula mais a eleição. No caso de anulação por suspeita de fraude, por exemplo, os candidatos do pleito anterior podem se candidatar de novo. A lei garante. Ou seja, é desperdício de energia, tempo e dinheiro (nosso!)”, afirmou a comentarista.

Para o resultado das eleições, votos brancos e nulos representam a mesma coisa. Somente os válidos é que contam. Debati esse assunto com alunos do quinto semestre de jornalismo em uma lista de discussão, a argumentação do esudante Rafael Aquino é interessante: “Anular o voto, sem cédula eleitoral, representa o mesmo que apertar um botão de forma incorreta. Ninguém saberá se você não sabe usar a urna eletrônica ou se anulou propositalmente o voto”. Por isso, não acreditem nas propagandas do Orkut pelo voto nulo. Eu já começo a acreditar que não faz mais diferença o voto e em certa instancia a democracia. Como jornalista, serei um intenso incomodo a politicagem brasileira. Como filho desse país, serei mais um explorado.
*Irei procurar a lei eleitoral para fins de dês-encargo de consciência

4 comentários:

Anônimo disse...

Não participei desta dsicussão na lista de e-mail hoje, mas agora a noite fiquei espantado com os progressos...
Juro que pensei votar nulo em alguns cargos politícos, o serviço foi interessante.

Obrigado pelos esclarecimentos!
Abraços!

Anônimo disse...

Poxa, esse papo de voto nulo já vem desde a outra eleição, e nem me dei ao trabalho de verificar a veracidade desta informação e fiquei pasma com esse seu comentário. Tb vou procurar saber ao certo e caso vc descubra algo primeiro não deixe de nos avisar.
Á propósito, descobri seu blog através do orkut e achei bem interessante.

Marjorie Chaves disse...

Ah não, já tinha começado a ficar feliz com a idéia! Mas tudo bem, meu voto vai continuar nulo mesmo...

=]

Janaina disse...

E aí, como a gente protesta?
Beijos!

Colaboradores