segunda-feira, setembro 04, 2006

POLÊMICA: Resposta ao Sr. Bruno Ribeiro

O Leitor Bruno Ribeiro postou um comentário no texto: Analise do Vídeo do PCC

Não tenho medo da violência que bate a minha porta. Acostumei-me a ver amigos se transformarem em traficantes e morrer ao 17 anos com uma bala na cabeça. Bala de bandido e bala de polícia. Quem sabe publico as histórias de alguns deles.

Concordo com você quanto aos direitos humanos. Assassinos, estupradores, assaltantes e outros devem pagar pelos crimes cometidos, mas todos tem direito a integridade física e moral. O Primeiro Comando da Capital exige melhores condições carcerárias, exige também que os líderes da facção tenham liberdades suficientes para continuar a comandar o tráfico de dentro da cadeia. O líder do PCC, Marcola, saiu do Regime Diferenciado Disciplinar dois dias depois do seqüestro do repórter da Globo. Ele não queria luxo, queria um celular.

Você afirma que o PCC tem uma ideologia, gostaria de saber que ideologia é essa. Direitos humanos? Acho que não. Se fosse isso eles não cortariam cabeças dos inimigos durante rebeliões. Que tipo de defensor de direitos humanos é esse que destrói tantas vidas? Só no fim de semana do dia das mães, morreram quase 300 pessoas nos ataques do PCC. Nesse mesmo fim de semana morreram menos de 100 no Iraque.

As ações do PCC são justas? Justas pra quem? Pros parentes dos Policiais Militares e Bombeiros que foram mortos. Não que os Policiais sejam as melhores pessoas do mundo, mas nós não vivemos na lei de “olho por olho e dente por dente”. O PCC é uma força paramilitar, o país já estava em guerra civil antes do PCC existir, os presídios degradam os seres humanos, e eu não sei por que meu pensamento causa mais ódio. Ódio contra quem? Contra o PCC? Contra o Estado? Isso é uma guerra e ódio faz parte das guerras. O PCC é culpado, o Estado é culpado.
Aguardo resposta as minhas questões.

5 comentários:

Bruna Rasmussen disse...

acho que é uma culpa seqüêncial da qual todos fazemos parte...

beeem complicado de discutir isso mas acredito que seja válido ;)

beijos

Janaina disse...

Concordo com a Bruna.
Se bem que é mais fácil concordar do que emitir opinião própria né...

Anônimo disse...

Oie!
vi seu link na comu de um orkut!

ahh ameii o bog!
muitoo foda!:}

(Y)

vo passar aqui mais vezes!:}

Melissa disse...

Acredito que tudo isso acontece devido a grande desigualdade social que temos no nosso país, a falta de educação e de pricípios da qual todos nós contribuímos... É uma pena... Não sei como alterar esse estado de terror se todos não seguirem os mesmos objetivos de paz e de solidariedade ao próximo.

Anônimo disse...

Oi Victor,

só hoje fui ver que você respondeu ao meu comentário. Bom, em nenhum momento disse que as ações do PCC eram justas, eu disse que eram compreensíveis. Disse também que algumas de suas reivindicações expostas no vídeo eram justas sim, porque não falavam em previlégios, mas em cumprimento da lei. Aponte-me o trecho do video em que o PCC exige qualquer tipo de privilégio e eu serei o primeiro a reconhecer que errei na minha crítica.

Discordo de você que vivemos "olho por olho, dente por dente". Se você pensa assim, me desculpe, mas não difere em nada de um bandido que não pensa duas vezes em matar uma pessoa. Quando falo em direitos humanos não estou falando em passar a mão na cabeça de preso e tratá-lo como coitadinho. Quem diz isso não entende nada de Direitos Humanos. Estes direitos são universais e servem também pra você. Se amanhã você for preso por qualquer motivo (não duvide, isso pode acontecer um dia, uma briga de trânsito por ex.) são os Direitos Humanos que irão evitar que vc seja torturado ou morto na cela. Nem sempre é possível evitar, mas o fato de existirem direitos faz com que vc tenha a sua integridade física respeitada.

Sim, presos tem de ser punidos. Mas não com a tortura. Se vc ainda acha que presos tem de sofrer torturas físicas e psicológicas na prisão, volto a repetir: você também é tão cruel quanto eles. A função da cadeia, pelo menos na teoria, é RECUPERAR O PRESO PARA A SOCIEDADE e não transformá-lo em um assassino com sede de vingança. As prisões de São Paulo não regeneram, apenas pioram. Como é que vc quer paz? Qual é a paz que vc quer para sua familia? Será que a familia desses presos também não querem paz?

Isso tudo é para mostrar que precisamos de uma reflexão nesse momento. Não é o caso de sair por aí dividindo o mundo em "mocinhos" e "bandidos". Ninguém é totalmente ruim, nem totalmente bom. Eu sou capaz de matar. Você é capaz de roubar. A gente nunca sabe o que pode acontecer com a nossa vida. É um erro se colocar acima de quem está na cadeia, até porque a maioria levava uma vida fodida fora dela. É muito mais fácil ser "homem de bem" quando se nasce numa boa familia, numa boa casa, quando se pode estudar, comer bem todos os dias, educar os filhos, ter um emprego. Ou seja, o crime não surge do nada, não brota só de mentes insanas, mas tem uma causa, uma raiz - e essa raiz é social, tem origem na pobreza e a pobreza também não é natural. A pobreza é resultado da má divisão de renda e do acúmulo de riqueza de umas poucas familias no Brasil. Quando tivermos um país mais justo e com oportunidades iguais para todos, pode ter certeza que o crime irá diminuir consideravelmente.

Abraço.

Colaboradores