terça-feira, março 28, 2006

Caiu o último homem do presidente

Texto de Victor Martins

Imagens: Victor Martins
Site do Ministério da Fazenda



Ontem caiu o último homem do Presidente, o Ex-Ministro da Fazenda Antônio Palocci. Lula é quase um “Pato manco”, governa sozinho sem os super ministros do começo do governo.

Hoje ele é o cacique que decide tudo. Escolheu para novo Ministro da Fazenda, Guido Mantega. O novo ministro parece ser o homem das mil e uma utilidades. Já foi Ministro do Planejamento, depois resolveu o pepino do BNDES e agora resolve o pepino do Ministério da Fazenda.

Junto com Palocci, sai o Secretário-Executivo do Ministério da Fazenda, Murilo Portugal. Guido Mantega até ligou para ele na tentativa de mantê-lo no cargo, mas Portugal já havia se demitido. Outro cargo importante que fica vazio é o de Secretário do Tesouro Nacional, que antes era ocupado por Joaquim Levy, que está cotado para ir para o Banco Mundial. Nos corredores do Tesouro Nacional corre a história que ele parte para lá no começo de abril. Sempre que o Secretário é perguntado sobre o assunto responde de forma evasiva.
Ao que tudo indica a transmissão do cargo de Ministro se dará hoje. Mantega assumirá o ministério sem equipe. Há um clima de tensão dentro das Secretarias do Ministério da Fazenda. Os Secretários estão reunidos no momento em que escrevo este texto. A última informação que tive é de que todos pretendem deixar os cargos. O futuro do Ministério da Fazenda irá começar a se definir com o fim dessa reunião, mas devemos esperar o novo Ministro definir a equipe do Ministério. Os cargos de D.A.S. 04 (cargos de confiança) do Ministério da Fazenda estão à disposição do novo Ministro, ou seja, muita gente ainda vai cair.
Últimas noticias:
O Secretário do Tesouro Nacional vai para o Banco Interamericano de Desenvolvimento e não para o Banco Mundial. Em comunicado divulgado no início da tarde de hoje, o Ministério da Fazenda confirma que o secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy, aceitou o convite do presidente do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), Luís Alberto Moreno, para ocupar a vice-presidência de Finanças e Administração da instituição. O secretário pediu sua exoneração ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, que a aceitou.

2 comentários:

Marjorie Chaves disse...

Boa Victor!

Perdemos nosso chefe. E agora, como é que fica? Se o homem forte do Presidente caiu... Só nos resta esperar.

Não queria estar na pele dele não. Vc já reparou nos cabelos brancos do Lula? Eram bem menos antes de assumir o governo.

Que situação!

Bel disse...

Olá, Vitor.
Obrigada pelas sugestões sobre o meu blog.
O seu também é bem interessante.
A situação do país é bem complicada, e como eleitora me sinto em um beco sem saída!!!
abraços,
Izabel
http://sejamosporinteiro.blogspot.com

Colaboradores