sexta-feira, março 24, 2006

Desgraça costumeira

Texto e imagem de Victor Martins



A França está em guerra. O governo francês tenta colocar em prática a Lei do Primeiro Emprego. Estudantes entram em choque com a polícia em protestos contra o governo.

Essa lei permite que o patrão possa despedir a qualquer momento, sem aviso prévio. Não há estabilidade alguma que possibilite qualquer planejamento em longo prazo. Os únicos benefícios que o empregado possui são: Após quatro meses a pessoa tem direito a seguro desemprego. Grávidas tem estabilidade durante a gestação.

Se fosse no Brasil, essa lei seria chamada de Lei de Estágio. Por que os franceses reclamam? Eles são estagiários e ainda tem direito a seguro desemprego depois de quatro meses. Quem poderia querer mais?

Acho que o brasileiro deveria querer mais. Querer dignidade. Tentam criar o estagiário na França e 120 mil pessoas vão para rua protestar. No Brasil, nos roubam, nos oprimem, tiram nossa dignidade, destroem nossa humanidade e o brasileiro diz amém.
Nós brasileiros, morremos nas filas de hospitais. Pagamos caro para ser humilhados em “paus-de-arara” que alguém inventou chamar de ônibus. Fingimos existir escolas públicas, para políticos fingirem ter feito um favor por mal construí-las. Tenho medo de me acostumar com a desgraça. Será que você já se acostumou?
Espaço do leitor
Comentário feito por Armando Mercadante na comunidade do Orkut DpoemaS:
"... em quanto não houver sangue no chão, não haverá sangue nas veias"
Comentário feito por Magie no Pauta que pariu:
"...temo que nós já estejamos acostumados com muitas coisas! Nos anos que se seguiram após a ditadura, paramos no tempo, a falsa liberdade nos domesticou. Espero que não seja para sempre!"

Um comentário:

Marjorie Chaves disse...

É Victor, temo que nós já estejamos acostumados com muitas coisas! Nos anos que se seguiram após a ditadura, paramos no tempo, a falsa liberdade nos domesticou.

Espero que não seja para sempre!

Colaboradores