quarta-feira, março 15, 2006

Procura-se mijão

Texto e foto de João Filipi Porto
Ilustração de Victor Martins

Todo dia uso a passarela subterrânea. A placa: “preserve sua vida”, colocada no Eixão faz sentido. Tenho medo de atravessá-lo principalmente na hora do “rush”, toda semana vemos nos jornais mortes causadas por imprudência dos pedestres, que arriscam atravessar o eixo esquivando-se dos carros.

Uma coisa que me intriga bastante é por que diabo as pessoas insistem em fazer xixi nas passarelas? Talvez se diminuísse o odor ocorreriam menos acidentes no Eixão. Quem será que faz xixi na passarela? Essa é outra pergunta importante, pois eu nunca vi alguém fazer xixi na passarela, embora seja óbvio que as pessoas usem-no como banheiro. Esse repórter não conseguiu entrevistar nenhum meliante.

Engraçado, passarelas movimentadas como a do Banco Central – Hospital de Base não fedem, porque os ambulantes estão presentes por toda parte inibindo os “mijões” de cometer atos de vandalismo. Será que devemos distribuir feiras ambulantes em todas as passarelas para torná-las mais seguras e limpas? Com certeza o Niemeyer deve estar torcendo o nariz com essa idéia.

O problema maior é que não consigo descrever o perfil desse vândalo. Será que são os engravatados do Bancen que saíram do Banco e esqueceram de usar o troninho? Ou serão mendigos que nem troninho possuem.? Logo o Governo do Distrito Federal terá que disponibilizar banheiros químicos em passarelas. Confesso, está idéia é ridícula, mas na atual falta de educação dos brasilienses, a medida bem que seria de extrema valia.
Quando digo falta de educação me incluo nos mal-educados, essa verdade deve ser encarada, quanto maior nosso descaso com o que nos cerca, pior fica a nossa qualidade de vida. Isto serve tanto para as passarelas quanto para a rodoviária do Plano Piloto, outro grande problema de Brasília e que muitos brasilienses fingem não enxergar.
Espaço do leitor
Comentário feito por Magie no Pauta que pariu:
"Bem, só sei que os "mijões" são homens! Mulheres não agacham para mijar em passarelas, não mesmo. Na verdade Niemayer não pensou nas necessidade biológicas das pesssoas quando projetou Brasília. Recentemente, numa reportangem, as pessoas confirmaram a dificuldade de se encontrar banheiro na Esplanada, por exemplo, obviamente porque não tem. O banheiros das entrequadras foram desativados há anos.Um bom recurso seriam os banheiros químicos."
Comentário feito por Victor Martins no Pauta que pariu:
"O odor de "mijo" nas passarelas esconde o medo de passar por elas. Ainda bem que as passarelas fedem, senão teriamos que passar por elas."

2 comentários:

Marjorie Chaves disse...

Bem, só sei que os "mijões" são homens! Mulheres não agacham para mijar em passarelas, não mesmo. Na verdade Niemayer não pensou nas necessidade biológicas das pesssoas quando projetou Brasília. Recentemente, numa reportangem, as pessoas confirmaram a dificuldade de se encontrar banheiro na Esplanada, por exemplo, obviamente porque não tem. O banheiros das entrequadras foram desativados há anos.

Um bom recurso seriam os banheiros químicos.

Anônimo disse...

O odor de "mijo" nas passarelas esconde o medo de passar por elas. Ainda bem que as passarelas fedem, senão teriamos que passar por elas.

Colaboradores