quinta-feira, novembro 09, 2006

Crise no céu

Comentário e edição de imagens de Victor Martins

No Brasil ninguém se importa com um problema até ele chegar ao nível de catástrofe. Quem liga se os controladores de vôo são sargentos que ganham salário incompatível com a função exercida.
Para controlar o superlotado tráfego aéreo, o cidadão trabalha oito horas diárias e ganha mil e seiscentos reais. Olha que é um salário muito bom para um Brasil subnutrido e desempregado, mas não é salário suficiente para quem está sobrecarregado de trabalho.
A quantidade de aviões no céu cresceu de forma desproporcional a quantidade de operadores de vôo. Sem possibilidade de controlar essa crise, o governo convocou militares da reserva e até o pessoal que está doente. Outra solução encontrada foi aumentar a carga horária dos operadores. Afinal, o trabalho vai dignificar esses sargentos e ainda vai deixar o céu tranqüilo para os aviões.

segunda-feira, outubro 23, 2006

Famosos Virtuais (republicação devido a pedidos)

Produção de João Filipi Porto e Victor Martins

Anão vestido de palhaço mata oito, é a comunidade no orkut de Marcos Barbará destinada a reportagens absurdas, tem mais de 50 mil participantes. Marcos possui diversas comunidades inusitadas como Jokempô o esporte do futuro, que tem 13 mil participantes e descreve os campeonatos mundiais fictícios de Jokempô, brincadeira conhecida no Brasil como Pedra, Papel e Tesoura. O destaque fica para "comunidade do Marcos", onde ele é o único integrante, que por vezes disserta acontecimentos nunca antes percebidos na história mundial. A entrevista que Marcos concedeu ao PQP é tão absurda quanto as comunidades criadas por ele, simplesmente surreal. Divirta-se!


PQP: Qual a relação entre China, número 27, maçonaria e a Comunidade Anão vestido de palhaço mata 8?

Marcos: Sua pergunta mostra que obviamente você não se preparou para essaentrevista.


PQP: Você conhece algum membro das comunidades pessoalmente?


Marcos: Apenas os invertebrados com o filo terminado em "h".


PQP: Existem muitas pessoas que "forçam" a amizade com você no Orkut só porque criou comunidades legais?


Marcos: Sim, entre elas você.


PQP: Conhece outras pessoas que também tem comunidades de sucesso?


Marcos: Sim, porém meus advogados já estão tramando meios de processá-los para eu ser o único magnata das comunidades, quando elas forem commodities negociadas na Nasdaq.


PQP: Como se sente por ter comunidades de sucesso... Você concede entrevistas a focas xaropes regularmente?


Marcos: Reservo o horário entre 18 e 21 hrs exclusivamente para responder à Reuters enquanto jogo gamão.


PQP: Você tem 723 amigos no Orkut... Desses quantos já viu em pele e osso?


Marcos: Enquanto taxidermista, procuro manter a pele em seu estado mais próximo do natural, porém as vezes ela já se encontra meio decomposta e por mais que eu seja bom, o empalhado fica parecido com a Cher.


PQP: A comunidade do Marcos.... Você tem uma pretenção maior para ela?

Marcos: Minha pretenção é que o uso do ç no lugar do s seja aceito çocialmente.


PQP: Quantas horas você passa na frente do Orkut diariamente?

Marcos: No último campeonato de encarar, o orkut desistiu depois de 11 horas e 37 minutos - ele piscou.


PQP: E quantas horas você passa na internet?


Marcos: Sim, eu passo na internet, além de lavar e cozinhar. Não arrumo a cama porque eu sou uma pessoa com sentimentos e que merece um pouco de carinho e atenção.


PQP: Você bebe muito café?


Marcos: Essa é a pior pergunta da imprensa mundial desde que Miguel de Montagne perguntou a Napoleão se ele cortava as unhas com tesourinha ou alicate.


PQP: Usa algum tipo de intorpecente? Tóxicos? O que você pensa sobre as drogas?


Marcos: Depende... o que você tem pra me oferecer? Na verdade, uso apenas drogas em formato de cone.


PQP: Profissionalmente o que faz? Se considera um cara bem sucedido?


Marcos: Tenho muito orgulho em informar que lambo selos o dia todo, uma atividade que exige muito de meu intelecto. O processo de salivação postal inicia-se logo ao acordar, com a ingestão de alimentos melados que facilitam a posterior colagem. Já lambi selos que estão em mais de 230 países da América Central.

Paixão por futebol

Texto e fotografia de Victor Martins

Puta que pariu, meu time! Como é que pode? Depois de tantos anos sem título. Depois de tantos anos de futebol ruim. Não sei nem como fui torcer pra esse time. Na verdade não sei nem como pude me casar com aquela mulher.

Que merda! Ela já deve estar na porta de casa ensaiando um monte de palavrões pra me xingar. Já até posso imaginar: “Muito bonito Seu João! Bêbado de novo. É só teu time jogar que você se embriaga”.

Tudo bem que ela se casou comigo e deve me amar, mas é uma mentirosa quando me chama de muito bonito, no máximo bonitinho. Agora, bêbado de novo, quando ainda estou bêbado é sacanagem. Parece que nem repara em mim. O pior é quando reclama que é só meu time jogar para me embriagar. É claro que fico bêbado, com um time desses como é que assiste ao jogo sem beber.

Acho que me lembrei por que torço pra esse time, ele é tão ruim que fica fácil de achar desculpa para beber. Isso também me lembra porque me casei com essa mulher, era dia de jogo do Botafogo.

quarta-feira, outubro 04, 2006

Cometa um crime e candidate-se

Texto e montagem de Victor Martins

Ser brasileiro todo dia cansa, por isso veste-se verde e amarelo somente na Copa do Mundo. Ser trouxa já não cansa, a cada quatro anos reafirmamos nossa vocação para mortos de fome e analfabetos.

Cada povo merece o governo que tem. Será que o brasileiro merece sanguessugas, mensaleiros, e miséria? Merece. O Povo Brasileiro quer Fernando Collor de Melo e Fenandinho Beira-Mar. Marcola para presidente seria o menos criminoso dos candidatos. PCC deveria ser partido político.
O TSE tem de lançar a campanha: “Cometa um crime e candidate-se”. Dentre os crimes praticados por parlamentares dessa legislatura estão: pedofilia, evasão de divisas, sonegação, desvio de verba, trafico de influencia e de drogas, coação, ameaça de morte, suborno e tantos outros crimes quanto for possível a mente humana criar.

sexta-feira, setembro 29, 2006

Entrega do Troféu Óleo de Peroba

Parece até sacanagem ele dizer isso!
Resultado da enquete

quarta-feira, setembro 27, 2006

POLÊMICA: Bruno Ribeiro responde ao Pauta que pariu

Oi Victor,
Só hoje fui ver que você respondeu ao meu comentário. Bom, em nenhum momento disse que as ações do PCC eram justas, eu disse que eram compreensíveis. Disse também que algumas de suas reivindicações expostas no vídeo eram justas sim, porque não falavam em previlégios, mas em cumprimento da lei. Aponte-me o trecho do video em que o PCC exige qualquer tipo de privilégio e eu serei o primeiro a reconhecer que errei na minha crítica. Discordo de você que vivemos "olho por olho, dente por dente". Se você pensa assim, me desculpe, mas não difere em nada de um bandido que não pensa duas vezes em matar uma pessoa. Quando falo em direitos humanos não estou falando em passar a mão na cabeça de preso e tratá-lo como coitadinho.
Quem diz isso não entende nada de Direitos Humanos. Estes direitos são universais e servem também pra você. Se amanhã você for preso por qualquer motivo (não duvide, isso pode acontecer um dia, uma briga de trânsito por ex.) são os Direitos Humanos que irão evitar que vc seja torturado ou morto na cela. Nem sempre é possível evitar, mas o fato de existirem direitos faz com que vc tenha a sua integridade física respeitada.Sim, presos tem de ser punidos. Mas não com a tortura. Se vc ainda acha que presos tem de sofrer torturas físicas e psicológicas na prisão, volto a repetir: você também é tão cruel quanto eles.
A função da cadeia, pelo menos na teoria, é RECUPERAR O PRESO PARA A SOCIEDADE e não transformá-lo em um assassino com sede de vingança. As prisões de São Paulo não regeneram, apenas pioram. Como é que vc quer paz? Qual é a paz que vc quer para sua familia? Será que a familia desses presos também não querem paz?Isso tudo é para mostrar que precisamos de uma reflexão nesse momento. Não é o caso de sair por aí dividindo o mundo em "mocinhos" e "bandidos". Ninguém é totalmente ruim, nem totalmente bom. Eu sou capaz de matar. Você é capaz de roubar.
A gente nunca sabe o que pode acontecer com a nossa vida. É um erro se colocar acima de quem está na cadeia, até porque a maioria levava uma vida fodida fora dela. É muito mais fácil ser "homem de bem" quando se nasce numa boa familia, numa boa casa, quando se pode estudar, comer bem todos os dias, educar os filhos, ter um emprego. Ou seja, o crime não surge do nada, não brota só de mentes insanas, mas tem uma causa, uma raiz - e essa raiz é social, tem origem na pobreza e a pobreza também não é natural. A pobreza é resultado da má divisão de renda e do acúmulo de riqueza de umas poucas familias no Brasil. Quando tivermos um país mais justo e com oportunidades iguais para todos, pode ter certeza que o crime irá diminuir consideravelmente.

O mais criativo: Marcão da Rodoviária 45...171

terça-feira, setembro 12, 2006

Brasileiro só não é raça extinta por acaso

Texto e fotografia de Victor Martins

A Constituição Brasileira de 1988 é um marco no Direito Político no Brasil. A partir dela, todo brasileiro maior de dezesseis anos passa a ter direito a voto. Mas diante de tantos casos de corrupção desde a abertura política, surge a pergunta: Será que realmente devemos votar?
O povo está desanimado, quase sem esperança. Como votar para Deputado, se eles são eleitos pelo sistema de voto proporcional? Por esse sistema, um candidato com 600 votos pode ser eleito, enquanto um com 10 mil não. Sanguessugas e “mensaleiros” foram eleitos por esse sistema.
Vivemos uma democracia capenga. Há 500 anos somos assolados pela falta de governo ou de vontade de governar. O Brasileiro só não é raça extinta por mero acaso ou por pura sorte. Além disso, existe o Marketing, que faz o povo perder a memória e eleger quem quer acabar com o país. Se voto pudesse mudar o Brasil, seria abolido. Hoje, só o que pode mudar as coisas é a publicidade.

segunda-feira, setembro 04, 2006

POLÊMICA: Resposta ao Sr. Bruno Ribeiro

O Leitor Bruno Ribeiro postou um comentário no texto: Analise do Vídeo do PCC

Não tenho medo da violência que bate a minha porta. Acostumei-me a ver amigos se transformarem em traficantes e morrer ao 17 anos com uma bala na cabeça. Bala de bandido e bala de polícia. Quem sabe publico as histórias de alguns deles.

Concordo com você quanto aos direitos humanos. Assassinos, estupradores, assaltantes e outros devem pagar pelos crimes cometidos, mas todos tem direito a integridade física e moral. O Primeiro Comando da Capital exige melhores condições carcerárias, exige também que os líderes da facção tenham liberdades suficientes para continuar a comandar o tráfico de dentro da cadeia. O líder do PCC, Marcola, saiu do Regime Diferenciado Disciplinar dois dias depois do seqüestro do repórter da Globo. Ele não queria luxo, queria um celular.

Você afirma que o PCC tem uma ideologia, gostaria de saber que ideologia é essa. Direitos humanos? Acho que não. Se fosse isso eles não cortariam cabeças dos inimigos durante rebeliões. Que tipo de defensor de direitos humanos é esse que destrói tantas vidas? Só no fim de semana do dia das mães, morreram quase 300 pessoas nos ataques do PCC. Nesse mesmo fim de semana morreram menos de 100 no Iraque.

As ações do PCC são justas? Justas pra quem? Pros parentes dos Policiais Militares e Bombeiros que foram mortos. Não que os Policiais sejam as melhores pessoas do mundo, mas nós não vivemos na lei de “olho por olho e dente por dente”. O PCC é uma força paramilitar, o país já estava em guerra civil antes do PCC existir, os presídios degradam os seres humanos, e eu não sei por que meu pensamento causa mais ódio. Ódio contra quem? Contra o PCC? Contra o Estado? Isso é uma guerra e ódio faz parte das guerras. O PCC é culpado, o Estado é culpado.
Aguardo resposta as minhas questões.

quarta-feira, agosto 30, 2006

PLANO BRASIL: Botecos pela revolução social

Crônica e ilustração de Victor Martins

Eu prometo criar botecos públicos!, essa deveria ser a promessa principal de deputados esse ano. No país não há lazer, mas existem três coisas: Carnaval, futebol e boteco. Essas são as três paixões nacionais. Como carnaval só em fevereiro e futebol não tem todos os dias, deveria ser criada a Secretária de Assuntos Pífios de Boteco. Adequar algumas repartições públicas com mesas, freezer e um “buxudo” com um pano de prato no ombro, que de vez em quando grita: “Zé!!!! Torresmo na mesa cinco!!!”.
Ao invés do Pão e Circo que herdamos do Império Romano, Torresmo e Cerveja. O circo iria acontecer depois do terceiro ou quarto copo sem problemas. Nos locais de difícil acesso seria implantado o Bolsa Cachaça. Os Alcoólicos Anônimos não precisariam ser mais anônimos, poderiam beber até esquecer quem são.
No Brasil não existiriam mais mortos de fome, existiriam os mortos de bêbado. Mas quem é que não gosta de estar morto de bêbado? A nação que já nasceu cambaleante iria se tornar estável, caída no chão ou encostada em um poste. Todos conseguiríamos entender as besteiras que se diz dentro do Congresso Nacional. O passo seguinte depois da estabilidade, seria criar o Ministério da Corrupção e cobrar imposto de 3% por desvio de verba. O Brasil seria outro.

segunda-feira, agosto 21, 2006

BUANI: O homem do "mensalinho" quer ser deputado

Imagem retirado do site do TSE
Comentários de Victor Martins
Alguém lembra do ex-presidente da Camâra Federal Severino Cavalcanti? Se lembra, também não deve ter esquecido do homem que derrubou ele, Sebastião Augusto Buani. Na ocasião o senhor Buani, dono dos restaurantes Fiorela, pagou um total de 25 mil reais a Severino para continuar com o restaurante na Câmara. O caso ficou conhecido como "Mensalinho". Buani era o corrupto ou corruptor? De qualquer forma, Buani quer ser Deputado, olha a declaração de bens dele no site do TSE:

AÇÕES ORDINÁRIAS TELENORTE LESTE PART. LTDA
R$ 2.410.00

AÇÕES PREFERENCIAIS TELENORTE LESTE PART. LTDA
R$ 2.969.00

COTAS DE CAPITAL - EMPRESA BUANI PAULUCI LTDA
R$ 3.000.00

VEÍCULO - FORD MONDEO, ANO 97
R$ 12.000.00

Com patrimônio de mais ou menos 20 mil reais, ele pretende gastar 1 milhão de reais na campanha. Dúvida? Então olhe na imagem acima. Eu que frequento, às vezes, os restaurantes Fiorela no Ministério da Fazenda, acho no mínimo estranho essa declaração de bens. Além do que, ele pagou ao ex-presidente da Câmara mais do que ele afirma ter.

Goleiro artilherio: Rogério Ceni é o goleiro com maior número de gols no mundo, 64 no total

Charge retirada do site Lancenet

quarta-feira, agosto 16, 2006

NÓS ERRAMOS: A verdade do voto nulo

De Victor Martins e João Filipi Porto
Ilustração de Victor Martins

O PQP publicou dois textos na tentativa de explicar o voto nulo (A mentira do voto nulo / A confusão do voto nulo). Consultadas diversas fontes, como a comentarista de política da CBN, Lucia Hippolito e o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Walter Costa Porto, o Pauta que pariu chegou a conclusão de que a lei é confusa. Após as últimas investigações, a equipe do PQP constatou que realmente o voto nulo anula eleição.

Segundo o TSE, o art. 224, do Código Eleitoral de 1965 não é anti-constitucional. Quando a lei (Constituição e Lei eleitoral de 97) diz que os votos brancos e nulos não são válidos, quer dizer que se for atingido mais de 50% de votos nulos (ou votos não válidos), a eleição é anulada. Isso acontece porque atingiu-se mais de 50% de votos não válidos. O Pauta que pariu errou na publicação dos dois últimos textos sobre voto nulo e pede desculpas ao leitor. A eleição pode ser anulada com mais de 50% de votos nulos.
As eleições de 2006 são regulamentadas por cinco leis e vinte e duas resoluções e instruções, além da Constituição de 1988. Quem tiver interesse em saber quais são essas leis é só enviar um e-mail para sambadeiro@gmail.com.

terça-feira, agosto 15, 2006

ÍNTEGRA: Texto do vídeo do PCC exibido na Rede Globo

Retirado do Correio Braziliense de segunda-feira, 14 de agosto


Como integrante do Primeiro Comando da capital, o PCC, venho pelo único meio encontrado por nós para transmitir um comunicado para a sociedade e os governantes.A introdução do Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) pela Lei 10.792/2003, no interior da fase de execução penal, inverte a lógica da execução penal. E coerente com a perspectiva de eliminação e inabilitação dos setores sociais redundantes, leia-se ‘a clientela do sistema penal’, a nova punição disciplinar inaugura novos métodos de custódia e controle da massa carcerária, conferindo à pena de prisão o nítido caráter de castigo cruel.

O Regime Disciplinar Diferenciado agride o primado da ressocialização do sentenciado vigente na consciência mundial desde o ilusionismo [sic] e pedra angular do sistema penitenciário, a LEP – Lei de Execução Penal.Já em seu primeiro artigo, traça como objetivo do cumprimento da pena a reintegração social do condenado, a qual é indissociável da efetivação da sanção penal. Portanto, qualquer modalidade de cumprimento de pena em que não haja constância dos dois objetivos legais – castigo e a reintegração social –, como observância apenas do primeiro, mostra-se ilegal, em contradição a Constituição Federal.

Queremos um sistema carcerário com condições humanas, não um sistema falido, desumano, no qual sofremos inúmeras humilhações e espancamentos. Não estamos pedindo nada mais do que está dentro da lei. Se nossos governantes, juízes, desembargadores, senadores, deputados e ministros trabalham em cima da lei, que se faça justiça em cima da injustiça que é o sistema carcerário, sem assistência médica, sem assistência jurídica, sem trabalho, sem escola, enfim, sem nada.

Pedimos aos representantes da lei que se faça um mutirão judicial, pois existem muitos sentenciados com situação processual favorável, dentro do princípio da dignidade humana. O sistema brasileiro é, na verdade, um verdadeiro depósito humano, onde lá se jogam seres humanos como se fossem animais.

O Regime Disciplinar Diferenciado é inconstitucional. O Estado Democrático de Direito tem a obrigação e o dever de dar o mínimo condições de sobrevivência para os sentenciados. Queremos que a lei seja cumprida na sua totalidade. Não queremos obter nenhuma vantagem.

Apenas não queremos e não podermos sermos [sic] massacrados e oprimidos. Queremos que, um, as providências sejam tomadas, pois não vamos aceitar e não ficaremos de braços cruzados pelo que está acontecendo no sistema carcerário. Deixamos bem claro que nossa luta é contra os governantes e policiais. E que não mexam com nossas famílias que não mexeremos cma a de vocês. A luta é nós [sic] e vocês.”

Analise do vídeo do PCC

Texto e imagem de Victor Martins
Para o Brasil se assemelhar a Colômbia só falta uma coisa, atentados contra o Presidente da República, Governadores e Ministros. Essa é única prática que o narcotráfico Brasileiro ainda não imitou do nosso vizinho. O Brasil também está mais próximo do oriente médio do que imaginavamos, o PCC e a Al Quaeda já estão quase no mesmo nível.

O vídeo do PCC tenta transformar a população em juiz. Como os advogados não conseguiram acabar com o Regime Disciplinar Diferenciado nos tribunais, tentam manipular a opinião pública. A facção afirma que a guerra não é com a população, mas com as autoridades, isso levanta a dúvida: Por que incendiar ônibus?

A guerra do crime organizado é contra a ordem e a paz. O péssimo sistema carcerário é só a oportunidade para criar o caos. Quando os milhares de problemas do sistema penitenciário forem resolvidos, o PCC levantará outra bandeira. A ideologia de direitos humanos para presos é só fachada, uma ideologia transviada e ilusionista. A verdade é o caos, o poder e as drogas.

sexta-feira, agosto 11, 2006

Assalto no cabeleireiro (Participação especial de Pedro de Lara)

Texto de Victor Martins
Fotografia famosa e engraçada que todo mundo já viu na internet

― Morzim, porque você não corta o cabelo?
― Porque não!
― Você já tem mais cabelo que mentira cabeluda.
― Ta me chamando de mentiroso?
― Eu só falei que você precisa arrumar esse cabelo
― Vou pensar no seu caso
― Daqui a pouco vão te apelidar de Pedro de Lara
― Você ta dizendo que eu pareço o Pedro de Lara?
― Só o cabelo
― Quer dizer que além de mentiroso eu pareço o Pedro de Lara!
― Você é quem ta dizendo!!!
― Deus me livre de desgraça tão grande assim, mentiroso ainda vai, mas Pedro de Lara já é sacanagem. Você deve ta querendo divórcio né!
― Eu quero que você corte esse cabelo

Depois de tamanha insistência da minha esposa e da desgraça de estar parecido com Pedro de Lara, resolvi ir ao Cabeleireiro. Na verdade eu nem tava tão parecido assim.

― Pedro de Lara eu sou seu Fã!!!
― Porra ta ficando doido! Eu sou o Jorge da rua de baixo!
― Caramba! Você ta mais peludo que mentira cabeluda!!
― Você ta de sacanagem comigo né!!!! Eu vim cortar a merda do meu cabelo!

Sentei-me na cadeira e olhei no espelho. O cabeleireiro me vestiu com aquela espécie de avental, ou sei lá o nome do diabo daquela capa que a gente veste nesses salões. Pegou a tesoura, pegou o pente fino e como se o mundo tivesse acabando, entra um careca gritando:

― TODO MUNDO COM AS MÃOS PRA CIMA!!! ISSO É UM ASSALTO! Solta essa tesoura e passa a grana que você tem aí. E você aí sentado, passa o celular e a carteira.
― Porra! Eu só tenho o dinheiro do corte.
― Então passa os dez conto pra cá!
― Tu além de ser um careca assaltando um cabeleireiro vai me roubar 10 contos.
― CARALHO!!!! PEDRO DE LARA!!!! EU SOU SEU FÃ!!!!
― Tu ta de sacanagem né!!!!
― Reeeepeeeete o que você disse!!!
― Além de careca é surdo?! Sou eu mesmo rapaz!!!!! Vim aqui visitar o bairro onde nasci e dá uma aparadinha no cabelo.
― Meu deus do céu!!! Vem cá cara, me dá um abraço!!! Meu sonho era ter um cabelo igual o seu, ter um olhar igual ao seu, EU QUERO SER VOCÊ!!!! Ninguém vai acreditar...
― Então você vai devolver meu dinheiro né?!?!
― Tu ta de SACANAGEM?!?! De jeito nenhum! E DÁ UM AUTOGRAFO NA PORRA DO DINHEIRO!

segunda-feira, agosto 07, 2006

A confusão do voto nulo

Texto e ilustração de Victor Martins

De acordo com campanhas no orkut e correntes de e-mail, uma eleição pode ser anulada com mais de 50% de votos nulos. Essa campanha via internet se baseia em uma Lei Complementar do Código Eleitoral de 1965, art. 224. Mas a Constituição de 1988 descarta os votos brancos e nulos e diz que nas eleições majoritárias, estará eleito quem tiver 50% mais um dos votos válidos, portanto os nulos não entram.

Há ainda a Lei Eleitoral de 97, com alterações em 2006. Essa lei copia o artigo da Constituição e acrescenta que os nulos são desnecessários. Portanto, 90% de votos nulos e 1% de votos querem dizer a mesma coisa, isto é, nada. Somente os votos válidos é que contam.
A comentarista política da rádio CBN, Lucia Hippolito afirma que a regra que vale é a da Constituição, a lei maior do país. “Uma lei de 1965 foi superada pela Constituição, que é de 88. Se a Justiça eleitoral resolver anular uma eleição por suspeita de fraude e não de votos nulos, convoca-se outra e os candidatos da anterior podem se candidatar a nova”, afirmou a comentarista. O resumo da obra é que nossa democracia é capenga e que voto nulo não anula nada.

O que você precisa saber para tomar o lugar de Willian Bonner

Lista frajuta e montagem de Victor Martins
Se você quer ser um grande jornalista, quer apresentar o Jornal Nacional e ser consagrado na profissão, veja essas dicas de conhecimentos gerais. São coisas indispensáveis a quem quer estar entre os melhores.

01- O nome completo do Pato Donald é Donald Fauntleroy Duck
02- Em 1997, as linhas aéreas americanas economizaram US$40.000eliminando uma azeitona de cada salada (Dado muito importante quando se entrevista Ministros da Fazenda)
03- Uma girafa pode limpar suas próprias orelhas com a língua
04- As formigas se espreguiçam pela manhã quando acordam
05- Milhões de árvores no mundo são plantadas acidentalmente por esquilos que enterram nozes e não lembram onde eles as esconderam
06- Os golfinhos dormem com um olho aberto, assassinos de aluguel também, por isso, cuidado com os golfinhos.
07- O músculo mais potente do corpo humano é a língua, cuidado para não levar uma “línguada” numa briga
08- Ninguém consegue lamber o próprio cotovelo, é impossível tocá-locom a própria língua. (Essa é pro caso de tentarem te enganar)

sexta-feira, agosto 04, 2006

Rapidinhas: No dia 26 de agosto serão realizados batizados de torcedores no Morumbi


Com a terceira maior torcida do País (15 milhões de torcedores), o São Paulo Futebol Clube, lança uma nova campanha de marketing, o objetivo é ter a maior torcida do país. Na nova campanha as crianças serão batizadas (por míseros R$ 120 reais) e receberão atestado de “Sãopaulinidade”.
*Futebol e religião não se discute, ainda mais quando são uma coisa só.

terça-feira, agosto 01, 2006

A mentira do voto nulo

Texto e ilustração de Victor Martins
Na época do escândalo do Mensalão começaram algumas campanhas pelo voto nulo. Desde então circulam pelo orkut e nas correntes de e-mail que se houverem mais de 50% de votos nulos as eleições seriam anuladas, os candidatos teriam de ser trocados por outros e novas eleições seriam convocadas. Mentira! Segundo a comentarista de política da rádio CBN não seriam convocadas novas eleições: “O voto nulo não vai para lugar nenhum. Os votos válidos excluem nulos e brancos. Portanto, 50% mais 1 de nulos não anula mais a eleição. No caso de anulação por suspeita de fraude, por exemplo, os candidatos do pleito anterior podem se candidatar de novo. A lei garante. Ou seja, é desperdício de energia, tempo e dinheiro (nosso!)”, afirmou a comentarista.

Para o resultado das eleições, votos brancos e nulos representam a mesma coisa. Somente os válidos é que contam. Debati esse assunto com alunos do quinto semestre de jornalismo em uma lista de discussão, a argumentação do esudante Rafael Aquino é interessante: “Anular o voto, sem cédula eleitoral, representa o mesmo que apertar um botão de forma incorreta. Ninguém saberá se você não sabe usar a urna eletrônica ou se anulou propositalmente o voto”. Por isso, não acreditem nas propagandas do Orkut pelo voto nulo. Eu já começo a acreditar que não faz mais diferença o voto e em certa instancia a democracia. Como jornalista, serei um intenso incomodo a politicagem brasileira. Como filho desse país, serei mais um explorado.
*Irei procurar a lei eleitoral para fins de dês-encargo de consciência

quarta-feira, julho 26, 2006

Famosos virtuais

A maior rede de relacionamentos do planeta possui seus ídolos virtuais.
Produção de João Filipi Porto e Victor Martins

Anão vestido de palhaço mata oito, é a comunidade no orkut de Marcos Barbará destinada a reportagens absurdas, tem mais de 50 mil participantes. Marcos possui diversas comunidades inusitadas como Jokempô o esporte do futuro, que tem 13 mil participantes e descreve os campeonatos mundiais fictícios de Jokempô, brincadeira conhecida no Brasil como Pedra, Papel e Tesoura. O destaque fica para "comunidade do Marcos", onde ele é o único integrante, que por vezes disserta acontecimentos nunca antes percebidos na história mundial. A entrevista que Marcos concedeu ao PQP é tão absurda quanto as comunidades criadas por ele, simplesmente surreal. Divirta-se!

PQP: Qual a relação entre China, número 27, maçonaria e a Comunidade Anão vestido de palhaço mata 8?
Marcos: Sua pergunta mostra que obviamente você não se preparou para essaentrevista.

PQP: Você conhece algum membro das comunidades pessoalmente?
Marcos: Apenas os invertebrados com o filo terminado em "h".

PQP: Existem muitas pessoas que "forçam" a amizade com você no Orkut só porque criou comunidades legais?
Marcos: Sim, entre elas você.

PQP: Conhece outras pessoas que também tem comunidades de sucesso?
Marcos: Sim, porém meus advogados já estão tramando meios de processá-los para eu ser o único magnata das comunidades, quando elas forem commodities negociadas na Nasdaq.

PQP: Como se sente por ter comunidades de sucesso... Você concede entrevistas a focas xaropes regularmente?
Marcos: Reservo o horário entre 18 e 21 hrs exclusivamente para responder à Reuters enquanto jogo gamão.

PQP: Você tem 723 amigos no Orkut... Desses quantos já viu em pele e osso?
Marcos: Enquanto taxidermista, procuro manter a pele em seu estado mais próximo do natural, porém as vezes ela já se encontra meio decomposta e por mais que eu seja bom, o empalhado fica parecido com a Cher.

PQP: A comunidade do Marcos.... Você tem uma pretenção maior para ela?
Marcos: Minha pretenção é que o uso do ç no lugar do s seja aceito çocialmente.

PQP: Quantas horas você passa na frente do Orkut diariamente?
Marcos: No último campeonato de encarar, o orkut desistiu depois de 11 horas e 37 minutos - ele piscou.

PQP: E quantas horas você passa na internet?
Marcos: Sim, eu passo na internet, além de lavar e cozinhar. Não arrumo a cama porque eu sou uma pessoa com sentimentos e que merece um pouco de carinho e atenção.

PQP: Você bebe muito café?
Marcos: Essa é a pior pergunta da imprensa mundial desde que Miguel de Montagne perguntou a Napoleão se ele cortava as unhas com tesourinha ou alicate.

PQP: Usa algum tipo de intorpecente? Tóxicos? O que você pensa sobre as drogas?
Marcos: Depende... o que você tem pra me oferecer? Na verdade, uso apenas drogas em formato de cone.
PQP: Profissionalmente o que faz? Se considera um cara bem sucedido?
Marcos: Tenho muito orgulho em informar que lambo selos o dia todo, uma atividade que exige muito de meu intelecto. O processo de salivação postal inicia-se logo ao acordar, com a ingestão de alimentos melados que facilitam a posterior colagem. Já lambi selos que estão em mais de 230 países da América Central.

Nova lista da CPMI das Sanguessugas tem 33 nomes

Texto da Agência Câmara
Fotografia do banco de imagens da Câmara*

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Sanguessugas divulgou, nesta terça-feira, os nomes de mais 33 parlamentares (31 deputados e 2 senadores) acusados de suposto envolvimento no esquema de compra superfaturada de ambulâncias por prefeituras. A lista foi elaborada a partir de depoimento à Justiça Federal do empresário Luiz Antônio Vedoin, acusado de ser um dos supostos chefes do esquema de corrupção. Com isso, sobe para 115 o número de investigados, entre parlamentares e ex-parlamentares.
Em breve disponibilizarei a lista com foto e breve histórico dos listados.
*Foto da CPMI dos Sanguessugas

segunda-feira, julho 24, 2006

Amigos, amigos, negócios à parte

Eu não duvido de mais nada nesse mundo, só de político honesto!

quarta-feira, julho 19, 2006

CPMI dos Sanguessugas: Veja quem são os "suspeitos" de desviar o dinheiro da saúde


Para o sistema de saúde no Brasil funcionar de forma digna, é necessário investimento de 9 bilhões anuais durante 4 anos. O país vai mal na saúde, educação, futebol e na política. Em quanto brasileiros morrem em filas de hospital, os 57 deputados na lista divulgada pela CPMI dos Sanguessugas desfrutam de mordomias pagas com dinheiro público, dinheiro que deveria ir para hospitais, mais precisamente para ambulâncias. Será que eles serão presos? Serão punidos? Provavelmente a justiça não punirá ninguém, mas você pode ao menos não dar seu voto para esses ladrões. Dê uma olhada na lista, veja quem é parlamentar no seu Estado e não vote nele. Se no final das contas você achar que não vale a pena votar em ninguém, vote nulo, essa também é uma opção política.
Dê um click no nome e veja a foto e breve histórico do cidadão, procure os parlamentares do seu Estado
Deputados notificados
1. Almeida de Jesus (PL-CE)
2. Benedito Dias (PP-AP)
3. Cabo Júlio (PMDB-MG)
4. Edir Oliveira (PTB-RS)
6. Iris Simões (PTB-PR)
7. João Caldas (PL-AL)
8. Lino Rossi (PP-MT)
9. Nilton Capixaba (PTB-RO)
10. Pastor Amarildo (PSC-TO)
11. Paulo Baltazar (PSB-RJ)
12. Paulo Feijó (PSDB-RJ)
13. Pedro Henry (PP-MT)
14. Teté Bezerra (PMDB-MT)
15. Wanderval Santos (PL-SP)
Parlamentares que serão notificados
1. Alceste Almeida (PTB-RR)
2. Almir Moura (PFL-RJ)
3. Amauri Gasques (PL-SP)
4. Benedito de Lira (PP-AL)
6. Coriolano Sales (PFL-BA)
7. Dr. Heleno (PSC-RJ)
8. Dr. Ribamar Alves (PSB-MA)
9. Edna Macedo (PTB-SP)
10. Eduardo Gomes (PSDB-TO)
11. Eduardo Seabra (PTB-AP)
12. Elaine Costa (PTB-RJ)
13. Enivaldo Ribeiro (PP-PB)
14. Fernando Estima (PPS-SP)
15. Irapuan Teixeira (PP-SP)
16. Isaías Silvestre (PSB-MG)
17. Itamar Serpa (PSDB-RJ)
18. Jefferson Campos (PTB-SP)
19. João Batista (PFL-SP)
20. João Correia (PMDB-AC)
22. José Divino (PRB-RJ)
23. José Militão (PTB-MG)
24. Junior Betão (PL-AC)
25. Laura Carneiro ( PFL-RJ)
26. Marcelino Fraga (PMDB-ES)
27. Marcos Abramo (PFL-SP)
28. Mario Negromonte (PP-BA)
29. Mauricio Rabelo (PL-TO)
30. Nélio Dias (PP-RN)
31. Neuton Lima (PTB-SP)
32. Ney Suassuna (senador, PMDB-PB)
33. Osmânio Pereira (PTB-MG)
34. Raimundo Santos (PL-PA)
35. Reginaldo Germano (PP-BA)
36. Reinaldo Betão (PL-RJ)
37. Reinaldo Gripp (PL-RJ)
38. Ricarte de Freitas (PTB-MT)
39. Vanderlei Assis (PP-SP)
40. Vieira Reis (PRB-RJ)
42. Zelinda Novaes (PFL-BA)

segunda-feira, julho 17, 2006

Polêmica: Futebol & Jornalismo no Congresso

Texto e montagem de Victor Martins
Fotografia de João Filipi Porto

Polêmica I: Projeto de lei tenta impedir convocação de jogadores que atuam em campeonatos estrangeiros na Seleção Brasileira (vote na enquete ao lado)

Está no congresso projeto que influenciará no futebol brasileiro. A idéia do projeto é que somente jogadores que atuam no país possam ser convocados para Seleção Brasileira. Quem atuar em campeonato estrangeiro não poderá ser convocado.

O Congresso Nacional não consegue resolver os próprios problemas e quer resolver os problemas no futebol. Mais de um terço dos parlamentares está envolvido em algum escândalo ou processo.

Se esse projeto conseguir virar lei, teremos nossos melhores jogadores fora da seleção brasileira. Qual esportista vai querer ficar no Brasil se o exterior oferece melhor condições para o atleta? Acho que essa é uma tentativa, ou de acabar com a seleção brasileira, ou na melhor das hipóteses, diminuir a sonegação e evasão de divisas, crime dos cartolas cometido casualmente com venda de jogadores. Acho que vamos é ficar sem Seleção. Diminuir lucro dos Cartolas? RSRSRSRSRS... Até parece!

Polêmica II: Lei cria reserva de mercado para Jornalistas

Senado aprova projeto de lei que passa de 11 para 23 as funções específicas para jornalistas. A proposta foi elaborada pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e apresentada pela primeira vez pelo deputado Pastor Amarildo (PSC-TO). A partir da sanção presidencial, funções como, diagramação, reportagem fotográfica e cinematográfica e edição de sites, exigirão diploma de jornalista.

De acordo com o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo em entrevista ao site Comunique-se, “Essa decisão respalda a necessidade do diploma, mas é importante dizer que profissionais que já possuem registro profissional, mas não têm diploma, não serão afetados, pois o seu registro é um direito adquirido. A lei não retroage neste ponto”. Essa decisão do Legislativo cria reserva de mercado. A curto e médio prazo parece dificultar o acesso a classe profissional, talvez até impeça o aparecimento de talentos.

quinta-feira, julho 13, 2006

A taça do mundo é nossa

Copiando o melhor blog de sátira política que eu conheço, fiz essa postagem, que é uma paródia as músicas de copa do mundo. Entrem no blog Doido da Aldeia, vale muito a pena. A genial autora é minha amiga Ana Composé, há quem eu devo prestar homenagens por ser tão criativa. Dêem uma olhada no meu plágio e depois entrem no blog de Ana Composé.
A taça do mundo é nossa


com brasileiro

não há quem possa

êhta esquadrão de ouro

é bom no samba

é bom no coro

Governo federal dá aumetno a ASPONES equivalente ao dos últimos 10 anos


Texto e ilustração de Victor Martins

O Brasil irá gastar R$64 bilhões em 2007 com a folha de pagamento do funcionalismo público, que é burocrático e pouco produtivo. Para quem conhece como funcionam órgãos públicos deve saber da demora, falta de vontade e competência de alguns funcionários públicos. Essas qualidades do funcionalismo público deu há alguns funcionários o título de ASPONE – Auxiliar de Porra Nenhuma.

Juridicamente, o que apóia a função de ASPONE é a Lei nº 8.112/90, a lei trabalhista dos funcionários públicos. Quem trabalha em empresa privada segue a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e não tem as vantagens que o funcionário público tem. Todos querem ser funcionários públicos porque é um emprego estável, a Lei 8.112 é que dá essa estabilidade. Para um funcionário público ser demitido, ele tem que cometer um crime grave. Pode ser incompetente, mas só é demitido se cometer um crime. Por isso existe tanto ASPONE no serviço público.

Mesmo com um funcionalismo burocrático, lerdo e pouco produtivo, o governo federal, somente em 2006, deu aumento de 11% ao Executivo. Valor pouco menor que o dado nos últimos 10 anos, valor de 12%. Em 2007, se o próximo governo não der aumento nenhum, a folha de pagamento subirá para 16%, iremos pagar R$ 64,8 bilhões para os ASPONES. A Lei nº 8.112/90 estagna parte do país.

quarta-feira, julho 12, 2006

Desabafo de um Brasileiro

Texto (ficção) e foto de Victor Martins

Eu queria fingir que o Brasil nunca aconteceu, isso mesmo, fingir que essa fome, miséria e dor que chamam de Brasil nunca existiu. Mas não posso porque fome não é estado de espírito, injustiça não é coisa de filme. Porque em um país democrático eu sou obrigado a votar se eu não tenho pelo que votar? Para quê pagar imposto? Esse dinheiro vai para qualquer outro lugar, menos para onde deve ir. Quem me dera ser um bicho perdido, talvez um cachorro que estivesse longe de saber o que é crise econômica e política, ser qualquer coisa que não Brasileiro. Mas não dá, a fome não me deixa esquecer, não deixa eu ser outra coisa senão Brasileiro.

Guerra civil em São Paulo mata cinco pessoas

Texto e ilustração de Victor Martins
Na madrugada de 12 de julho vinte e sete atentados foram realizados em São Paulo, os alvos foram desde civis a bases policiais. Morreram cinco pessoas. A polícia acredita que os ataques aconteceram em represália a prisão de Emivaldo Silva Santos, possível líder da facção criminosa Primeiro Comando da Capital – PCC.

Os policiais e agentes penitenciários devem estar valendo dinheiro em São Paulo, quanto será que vale um agente morto? Quanto custa um policial seriamente ferido? Na Colômbia dos anos 70 e 80, Pablo Escobar, o traficante que chegou a ser um dos homens mais ricos do mundo, pagava por policial morto e ferido.
Devido à guerra civil em São Paulo, o Governo Federal já deveria ter decretado intervenção no estado. O Governador Cláudio Lembo se mostra incapaz de administrar essa crise de segurança. A falência do estado democrático está decretada. O Brasil já mata o mesmo ou mais do que o Iraque. Não há segurança no país, o modelo de polícia que protege os cidadãos executou, hoje dia 12, no Rio de Janeiro dois homens, a polícia alega que ambos eram traficantes. Se eram traficantes ou não, a polícia não tinha e não tem competência para sentenciar ninguém a morte. São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo - o crime se espalha pelo país e não há poder do Estado que possa detê-lo.

*Para os valores que Pablo Escobar pagava por políciais mortos e feridos ver livro de Gabriel Garcia Marquez: Notícia de um sequestro

quarta-feira, junho 28, 2006

Comentário feito por Rublevy em 25 de junho de 2006

O texto comentado foi: Brasil, instituição falida

Não confio em político nenhum. Eu tenho 49 anos e sou do Rio de Janeiro. Criei este blog para tentar estimular uma rede que espalhe-se pelo Brasil. A idéia é: VOTO NULO PARA A PRÓXIMA ELEIÇÃO.
Eu simplesmente já não confio em absolutamente qualquer político. Seja da esquerda, meia esquerda, centro, direita ou qualquer que eles queiram auto intitularem-se. A lei eleitoral, que não é verdadeiramente esclarecida à população, estabelece que, em qualquer eleição, em qualquer nível, seja majoritária ou proporcional, caso o número de votos nulos seja igual a 50% + 1 dos votos válidos, a mesma estará automaticamente anulada por deficiência de votos válidos e, todos os candidatos desta eleição, estarão proibidos de concorrer à nova eleição.
Esta verdade jamais foi dita aos eleitores de modo claro ou de qualquer modo que seja. Sempre nos foi negada por interesse da classe dominante, ou seja, a classe política. Ora, se o povo brasileiro conseguisse tal proeza nas próximas eleições, imaginem todos, meus amigos; simplesmente mandaríamos definitivamente para casa todo o congresso nacional, todas as assembléias legislativas do Brasil, todos os governadores e governadoras por aí a fora, e sem dúvida, esse presidente que está aí e esses que já se arvoram a candidatos a presidente, que são os mesmos de sempre.Ao contrário das campanhas da justiça eleitoral e as famosas campanhas com artistas incentivando o povo a votar, o voto nulo é SIM um voto válido e possível.
Porque é mesmo direito que qualquer eleitor tem de querer votar em seu candidato, qualquer outro eleitor também tem de não querer votar em nenhum candidato. Maliciosamente, é colocada na urna eleitoral a tecla para voto em branco. A função desta tecla também nunca é corretamente explicada ao povo. Se a pessoa não quer votar em ninguém vota branco, correto? NÃO, ERRADO. A tecla de voto em branco, ao contrário da vontade do eleitor é considerada voto válido a fim de que se atinge o coeficiente de 50% + 1 de votos válidos para validar a eleição. Sacou? Sem querer votar em ninguém, quem vota em branco acaba legitimando a eleição que não concorda.ENTÃO AMIGOS. PASSEM PARA A FRENTE. NA PRÓXIMA ELEIÇÃO VOTO NULO. VOTO ZEROZERO E CONFIRMO. É MEU DIREITO.
O endereço do blog que o leitor se refere no começo do texto não foi encontrado

sexta-feira, junho 02, 2006

Retalhos antropológicos dos Umabarauma

Texto e Vídeo de Victor Martins

Ponta de lança africano (Umabarauma) é uma música de Jorge Ben. Essa música inspirou um ensaio fotográfico que foi trasnformado em vídeo. Umabarauma é o apaixonado por futebol. A música também inspirou uns versinhos:

"Corre minino corre bola
joga bola jogador
Carrega o mundo nas costas
carrega o sonho nos pés

Vive a vida descalça
Vive o sonho da chuteira
Vive um amor a brasileira
Vive a força do gol

Corre minino corre bola jogar bola no poeirão
Corre adulto corre criançaBrincar de bola sujar os pés"

segunda-feira, maio 29, 2006

quinta-feira, maio 25, 2006

Num passeio pelas ruas...

Texto e fotografia de Victor Martins
Num passeio pelas ruas de Brasília minha câmera só capturou pessoas. Às vezes fragmentos de pessoas, às vezes pessoas fragmentadas - mas indiferente a isso, só capturou pessoas.




sexta-feira, maio 19, 2006

Rabiscos fotográficos

Texto e arte de Victor Martins

Rabiscos de uma cidade, rascunho de um povo. Fotografias do rabisco simples que é brasília. Não sou nenhum famoso arquiteto para querer rabiscar tão bem, tanto que meus rabiscos são fotográficos. Debaixo do pé de árvore penso na vida. Dentro da cabine de filmes, na mulher que se exibe. Velho e provavelmente bêbado, sonho estar sóbrio. Cortante como a tesoura do cabelereiro, estarei sempre afiado, pronto para cortar como a navalha do barbeiro. Os personagens dessas fotografias poderiam ter pensado isso? Não importa, agora são só rabiscos fotográficos.



Arquivo do blog

Colaboradores